terça-feira, maio 11, 2004

Nordico...talvez!

Uma grande amiga minha, mesmo sem a conhecer, hoje deu-me um gosto, acordou-me um desejo adormecido, mandou-me um endereço onde tinha fotografias, muitas fotografias do Alaska.
Às vezes sinto que devo ter antecedentes nórdicos, quer sejam do Alaska, da Noruega, da Finlândia, da Sibéria ou da Islândia. Lá no meu fundo puro, talvez aprisionado de alguma reencarnação, quando me deparo com imagens assim, como as que hoje recebi, como alguns documentários que na televisão vejo, algo em mim dispara sem disparar. Algo mexe comigo sem me sentir.
Como fico estupefacto ao ver aqueles jardins brancos de pura neve, aquele sol mais claro, mais vivo, do que aqui.
Fico sem palavras ao sentir, ainda que sem sentir, aquele frio seco e gelado a passar pela minha cara numa manhã ou num fim de tarde.
A arquitectura dos glaciares, a água pura e cristalina do mar e dos rios, os animais que quase os sinto como amigos, apesar de também serem o sustento das populações, são de uma beleza incomparável.
Os longos meses de noite atrás de noite e, os meses longos de dia atrás de dia onde, a luz do dia é por poucas horas ou a noite uns meros minutos.
As auroras boreais, mágicas sem duvida alguma, ainda que cientificamente provadas e comprovadas.
Por vezes sinto que é ali o meu refúgio, o meu destino talvez.
Por vezes sinto que no meio dessas paisagens, existe algo que me pertence, algo que fará de mim uma pessoa completa.
Sinto por dentro mas, por fora não transpareço isso, esse desejo reprimido de lá ir, a esse mundo gelado sem dúvida mas, puro, calmo e tranquilizante, por certo.
A esse mundo que não sendo meu, eu faço parte dele. A essas paisagens belas, sublimes, estonteantes até.
Quando se fala em cruzeiros, falasse logo no Mediterrâneo, nas Canárias ou outro sitio qualquer mas, de praias de areia extensa e água quente, eu...
Bem eu penso logo nos países nórdicos e, se possível no Outono ou Inverno, mais agreste mas, mais a realidade que gostaria de sentir.
Estas imagens fizeram-me sonhar com coisas que não conheço mas que gostaria de conhecer, ver, sentir, cheirar ou tocar.
Estas belas imagens fizeram-me sentir isso ou, será que já senti isso e agora, o que sinto quando as vejo é nostalgia, meras recordações de tempos idos a misturam-se com imagens recentes?
Não sei e pouco importa, apenas importa que na retina dos meus olhos ficaram estas imagens e com elas vou dormir e sonhar com tempos idos ou vindouros.

Sem comentários: