segunda-feira, maio 03, 2004

Amigos

Amigos quem não os tem?
Todas as pessoas poderão dizer quem têm muitos amigos, mas...Amigos de verdade, será que os têm?
Amigos em quem confiar os vossos segredos?
Amigos a quem poderão falar sobre tudo?
Amigos de longa data, que não nos condenam por isto ou aquilo, mesmo que estejamos errados?
Se calhar destes amigos, têm poucos ou, nenhuns.
Tenho muitos colegas onde trabalho e, no entanto, apesar de falarmos, rirmos e por vezes desabafarmos, não os considero de amigos. É certo que passo mais tempo no trabalho do que em casa mas, no entanto, acho que entre nós falta qualquer coisa para sermos esses Amigos de que falo. Não sou só eu que sinto isso, penso que eles também o sentem.
Nas datas marcadas lá estão eles, lá estamos nós e, no entanto, é mais uma etiqueta que outra coisa.
Tenho amigos, alguns por certo, daqueles a quem visitamos regulamente e, mais uma vez acho que falta algo.
Será culpa minha? Será que eu é que não me abro o suficiente? Talvez, se calhar mas...
Sexta-feira recebi um telefonema de um Amigo de longa data, um dos meus dois grandes Amigos que tenho. Daqueles com quem podemos rir alto e em bom som, dizer parvoíces sem receio de nos chamarem parvo e, mesmo no silêncio perceberem o que quero dizer...sem nada dizer.
Lembrou-se, ainda que tardiamente, que na semana passada eu tinha feito anos e, dias depois o meu filho, mas lembrou-se e isso é que conta.
É certo que no dia de anos muitas foram as pessoas que me desejaram “um feliz aniversário e que contes muitos mais” mas, pareceu-me mais protocolo que outra coisa, não me pareceu de dentro, do fundo da alma. Aliás, o outro meu grande Amigo ligou-me nesse dia (lembrou-se) mas, as suas palavras soaram-me a verdadeiras, mesmo de dentro. Aliás, tirando a família, ele foi o único que me ligou e falou sobre si, a sua família, como é que ia o meu trabalho, a minha vida e, só por fim falou do meu aniversário, de uma maneira muito sua.
Se calhar sou uma pessoa exigente comigo e com os que me rodeiam.
Se calhar a minha noção de Amigos, não é igual há de outras pessoas.
Se calhar, estes meus dois Grandes Amigos, como vêm de infância e se têm mantido, apesar da distância que nos separa, talvez ache que Amizade é isso e, eu estar errado.
Se calhar, estou com saudades de estar com eles e conversarmos longas horas pela noite dentro.
Tenho amigos, muito se calhar mas...Amigos? Tirando a família mais chegada, talvez só estes dois os considere assim.
Um grande bem aja para eles e, que continuem a estar do lado de lá, para de quando em vez nos falarmos, para uma vez de 3 em 3 anos eu poder ir ao encontro deles e por um dia que seja, “voltarmos à nossa infância”...ainda que anos passados, são estes os meus mais sinceros e sentidos votos para o Paulo e para o Rui.

Sem comentários: